2012-03-21

Do fim de "Ibn-Arrik, El Bortukali"

"Ibn-Arrik, El Bortukali"

Era assim conhecido por seus inimigos. Ibn-Arrik - Filho de Henrique, El Bortukali - o Português.



Podia dedicar-lhe uma dúzia de posts e mesmo assim não conseguiria enumerar todos os seus feitos. Em vez disso, escrevo sobre o seu "eclipse", que já aqui referi algumas vezes, e exponho a traição de que foi alvo.

1169
Depois de 2 anos de preparação, a ponta da lança Portuguesa, o já vosso conhecido Geraldo Geraldes assalta Badajoz numa acção relâmpago e consegue capturar as muralhas exteriores da fabulosa praça forte muçulmana. Infelizmente os infiéis conseguem retirar para a alcáçova, e Geraldo, já sem o elemento surpresa é forçado a iniciar um penoso cerco.

Entretanto Afonso e seu exército chegam e reforçam a posição de Geraldo, pouco acostumado à quietude de um cerco clássico, mas duas notícias preocupam os Portugueses:
-Reforços mouros vindos de marrocos que já se encontravam perto de Sevilha
-Fernando II de Leão que marchava para Badajoz

Incrível que a pior destas duas notícias sejam a chegada de Fernando II.

Fernando II, rei de Leão e casado com a filha de Afonso Henriques tinha a ambição de reaver as terras Portuguesas e impedir expansões Portuguesas futuras, mas nada fazia prever tamanha jogada como a do desastre de Badajoz. Apanhando os Portugueses a executar um cerco, Fernando II ordena o ataque e os árabes, aproveitando o momento, executam um audaz assalto contra os sitiantes. Resultado: Um exército portugês apanhado entre a bigorna e o martelo...

As baixas são incrivelmente altas para o exército Português, mas pior ainda, Afonso é terrivelmente ferido na perna e capturado por Fernando II, que o mantém prisioneiro durante 2 meses.



Nesse tempo, obriga Afonso a devolver todos os Castelos tomados na Galiza, e várias posses no Alentejo. Mas mais, não libertou Afonso sem este lhe prometer que "assim que volte a andar a cavalo, se apresente a Fernando, onde quer que ele estivesse, e lhe jurasse vassalagem" acabando assim com o sonho da independência de Portugal.

Teria sido este o fim do sonho Português com um outro Rei menor, mas não com Afonso. Dizem as crónicas da época:
"«El-rei D. Afonso tornou-se pera sua terra e, despois, nunca cavalgou em besta por nom haver razom de tornar à menagem. E sempre se des ali em diante fez trager em andas e em colos de homens. E assi andou toda sua vida.»"

Tinha sofrido uma ferida atroz? Sim. Tinha devolvido territórios? Sim. Prometido vassalagem? Até que talvez sim. Mas derrotado? Longe disso. Afonso não voltou a montar um cavalo depois de Badajoz, por "não haver razão de retornar à luta".

Vejam... não é que faltassem terras para conquistar ou mouros (ou até reis católicos...) para batalhar, mas Afonso tinha prometido vassalagem assim que pudesse voltar a andar a cavalo. Em vez disso, coloca o seu filho Sancho a liderar os exércitos no esforço de Guerra, e ignorando os números dos infiéis, ou até desígnios de Leão e Castela, transforma a sua tragédia em benefício de seus súbditos. Morre, não como viveu, mas colocando sempre o benefício de um País à frente de desejos imediatos ou até mesmo de orgulho pessoal.

4 comments:

Hal said...

Espectacular. Devias ser professor de História :D
Se quiseres escrever a biografia de D. Afonso sou todo ouvidos!

Hal said...

PS: http://translate.google.com/translate?sl=de&tl=en&js=n&prev=_t&hl=en&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fbazonline.ch%2Fbasel%2Fstadt%2FIch-bin-ein-Prinz%2Fstory%2F23915103&act=url

Peres said...

Dinastias podres Hal... aliás, querem-se reger por valores de sangue (dinastias) mas vais ver as linhagens e grande parte dela é tudo menos Portugueses. E honestamente, vendo D. Duarte a falar... abençoada República

Hal said...

Sem dúvida, viva a República!
Não deixa de ser curioso, no entanto... será que é o tipo está a dizer a verdade?

Btw, a parte do Dom Afonso Henriques ser carregado por ao colo: HODOR!!!