2013-09-30

WW2 - Operação "Barba Rija" - Frente Norte - 22 a 30 de Junho 1941

Posts Anteriores:
Intro

Os objectivos traçados pelo comando Alemão são tudo menos modestos.
Até à chegada das primeira chuvas de Outono, tenho de ocupar Leningrado a Norte, Moscovo no Centro, e Estalingrado no Sul. Temos então a frente divida em 3, Frente Norte (FN), Centro (FC) e Sul (FS).

A distância de cada frente até ao objetivo final pode então servir de "barra de progresso":
FN - 718km até ao objectivo
FC - 932km até ao objectivo
FS - 1491km até ao objectivo

Estamos a 22 Junho 1941. 03:00 da manhã e cerca de 500 bombardeiros, 280 stukas e 500 caças alemães atingem as bases aéras soviéticas. Consigo destruir mais de 2500 aviões antes do sol nascer, perdendo pouco mais de 120. Espero conseguir supremacia aérea total durante as primeiras semanas.


Perto das 07:00, a artilharia começa a ser ouvida. 3800 panzer, 32 mil peças de artilharia e 3.3 milhões de soldados atacam de surpresa o gigante soviético. 

A norte, o objectivo final é Leningrado. Até lá, tenho de tomar Riga, Pskov e Novgorod (assinalados no mapa), sendo estas cidades vitais para servirem de "catapulta" para a minha logística conseguir enviar combustível, munição e comida até à frente de combate.

(clicar na imagem para ZOOM)


O ataque de surpresa é super bem sucedido. Consigo atravessar o rio Daugava na primeira semana com as 3 divisões panzer que disponho na frente norte. Grande parte dos Panzer nestas 3 divisões são os Panzer 38(t). Pequeno e fiável, faz com que eles seja a escolha ideal para as zonas florestadas ou pantanosas que vou encontrar nesta frente.


A infantaria motorizada fica ligeiramente atrás, para garantir que as rotas logísticas continua abertas e não há surpresas (o "canal" aberto pelo push panzer que vêm no screenshot abaixo é de mais de 50km de largura). Com os panzer a norte do rio vou conseguir isolar Riga (no topo centro da imagem) rapidamente, e assim que a primeira infantaria chegar à cidade já ela estará com 1 ou 2 semanas de cerco e fome em cima. Objectivo será então tomar Riga com a infantaria, e tentar um rush com as divisões panzer até Pskov, aproveitando enquanto os soviético estão desorganizados.

(clicar na imagem para ZOOM)


No comments: