2013-09-28

WW2 - Operação "Barba Rija" - Intro

Estou a (re)jogar Gary Grigsy War in the East, um simulador estretégico da frente soviética - 41 a 45
É um dos chamados jogos de "barba rija", "hardcore" ou "só para malucos". Sem gráficos de mereçam esse nome, com uma data de estatísticas e detalhes que vai quase ao detalhe de que par de meias o "Fritz" estava a usar a 21 de Janeiro de 1942 às 14:20.



Não vos vou claro chatear com esse nível de detalhe. Vou sim tentar dar uma visão global do que se passa, jogando pelo lado Alemão.

Antes de mais, uma pequena intro do que é que exactamente vão estar a ver nos screenshots.

Divisão de Infantaria (aka, o envelope) 
Este símbolo representa uma divisão de infantaria, que no ínício do jogo para a Alemanha representa cerca de 16 mil(!) soldados, e cerca de 200 peças de artilharia de vário calibre. Os números que vêm em todas as "peças" significam sempre o mesmo. O primeiro número (neste caso, o 13) é uma estimativa do poder de combate desta unidade, e o segundo a capacidade de movimento (neste caso, 16).


Divisão de Infantaria Motorizada (aka, envelope com pontinhos!)
Basicamente, uma divisão de infantaria sobre rodas. Toda ela motorizada, incluindo as peças de artilharia e incluindo algumas baterias AA. Notem a capacidade de combate similar à infantaria, com uma capacidade de movimento muito maior!







Divisão Panzer (aka, ???)
Pequem em unidades de infantaria motorizada, e adicionem de 100 a 250 panzer. Os panzer que existem em cada unidade vão sempre depender de vários factores, como o estado da nossa produção, factores logísticos, etc. O que interessa é que estas unidades são o que melhor a Alemanha tem para oferecer.







Unidades Auxiliares
Há vários tipos de unidades auxiliares. No topo (HQ) unidades de comando, que concentram em si unidades de suporte (artilharia, alguns tanques, sapadores, etc) e que basicamente dão bónus por estarem ao pé da frente de combate. à baixo à direita, unidades de polícia (SEC) que são quem vão manter as cidades conquistadas aos Soviets calminhas. E em baixo à esquerda Bases Aéreas (nesta altura, qualquer pedaço de terra firme e plano servia para um avião de combate levantar voo ou aterar. Só era preciso apoio logístico. Era assim possível manter as Bases Aéreas móveis e sempre perto da frente)








Há mais uma coisita ou outra, mas conforme for relevante, vou falando delas.

No comments: