2013-10-06

WW2 - Operação "Barba Rija" - 3 de Julho 1941

Posts Anteriores
0) Intro
1) Frente Norte 22 a 30 Junho 1941
1) Frente Centro 22 a 30 Junho 1941
1)  Frente Sul 22 a 30 Junho 1941


Na frente Norte estou a fazer preparativos para o assalto a Pskov. Riga foi tomada e as restantes divisões de infantaria estão ainda a sul do Daugava. Tenho agora de tomar a decisão ou de aguardar que a infantaria chegue para consolidar os flancos, ou continuo o assalto com os panzer, que estão neste momento a cerca de 60% de fuel.

(Um panzer 38(t) na frente Norte)

A visão geral é esta:
  • A linha soviética está a usar um pequeno rio que vai desde Pskov para sul como barreira natural. 
  • Os nossos aviões de reconhecimento encontraram tanques soviéticos a concentrarem-se a cerca de 80km a sul de Pskov.
  • As bases aéreas e a linha logística estão ainda demasiado longe de Pskov. Um assalto panzer será feito sem apoio aéreo.
(Clique para ZOOM)


Na Frente Centro continuam as operações para obrigar a rendição do bolso formado nos primeiros dias do conflito. Os panzer continuaram o avanço, sem oposição, e Misnk foi tomada. Porquê a falta de oposição?


O motivo é o rio Dnieper. As tropas soviéticas recuaram todos para a outra margem do imponente Rio. Atacar directamente por aqui é operação titânica. (em termos de simulação, significa que as tropas atacantes atacam com 2/3 de penalização), e até de movimentar combustível, munição e mantimentos é 3 vezes mais 
difícil. O que significa que vou ter de forçar o caminho pela "ponte terrestre de Smolensk":


Como se pode observar, na parte Oeste ainda resistem algumas divisões teimosas, mas será uma questão de dias até ter a rectaguarda segura, e mais alguns milhares de prisioneiros. A Este, a vanguarda panzer está bastante avançada em relação à infantaria, mas vou mesmo assim pressionar em direcção a smolensk antes de poderem fortificar a zona florestada no inicio da "ponte terrestre". Depois desta zona, encontro apenas planície até Smolensk, e posso inclusive flankear a guarnição do Dniper fazendo um movimento súbito para Sul.

A Frente Sul foi reforçada com mais divisões panzer, mas os Soviéticos estão a responder em igual moeda. Detecto um aglomerar simplesmente massivo de t-34 nesta zona. Embora tenham tripulação inesperiente, arrisco-me a ser flanqueado se não espero pela infantaria. Sendo assim, vou ser pouco convencional, e em vez de forçar para Este vou forçar para sul, ligando os Panzer aos aliados Hungaros e Romenos, criando assim um "bolso" enorme  enquando a infantaria não chega à frente:


Tudo isto não remove a ameaça do aglomerado de tanques soviet, mas ganha-me algum tempo para reforçar as divisões panzer com Panzer Iv, e garantir a captura de mais algumas divisões que não votarão a lutar.

Neste momento, temos então, do lado soviético (baixas em todos os sectores):
  • 4.24 Milhões soldados
  • 45 mil peças artilharia
  • 11 mil tanques
  • 8600 aviões

O exército alemão (baixas apenas nos panzer, a grande parte delas operacionais - avarias, suspensões partidas, etc):
  • 3.41 Milhões soldados
  • 34 mil peças artilharia
  • 3200 tanques
  • 3150 aviões

No comments: